O Parque Aldeia do Imigrante é o atrativo turístico de maior destaque de Nova Petrópolis. Localizado na Serra Gaúcha, o parque foi inaugurado oficialmente em 12 de janeiro de 1985 com a missão de resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães que colonizaram esta região. Composto por duas Aldeias, o Parque conta com uma completa infraestrutura para atender bem a todos os visitantes que buscam conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica alemã até as construções enxaimel tradicionais da época. E o melhor: tudo isso em meio a uma natureza exuberante.
O Parque Aldeia do Imigrante, está sob concessão da Urbanes desde 2018, e nesse período ganhou diversas atrações.
A Aldeia Bávara é composta por casas comerciais que são uma releitura de vilarejos do sul da Alemanha. Estas, oferecem produtos típicos locais como malhas, crochê e artesanatos em geral.
A Aldeia conta ainda com um Deck contemplativo para o “Lago dos Canteiros Flutuantes” e um charmoso espaço para alimentação: o Biergarten, “Jardim da Cerveja”, que serve petiscos, lanches e pratos da culinária alemã, além de chopp e cervejas artesanais.
Neste espaço, também se encontra o Palco Central onde são realizadas as apresentações artísticas e culturais (bandinhas, corais e grupos folclóricos) QUE DEVIDO A PANDEMIA, ESTÃO SUSPENSAS.
Para o público infantil disponibilizamos playground e uma pracinha com balanços. Já para toda a família, uma das atrações mais procuradas é o Passeio de Pedalinhos.
Visando proporcionar novos atrativos de lazer e encantamento para nossos visitantes, além de todo o acervo histórico-cultural o parque também possui vários espaços de lazer promovendo uma visista agradável para sempre bem recebê-los.
O parque possui três espaços infantis, com playground e brinquedos para as crianças, bancos de descanso em meio a natureza, sendo assim um passeio para toda a família.
E para os casais apaixonados, planejamos o espaço dos namorados, junto ao lago dos pedalinhos,para reverenciar o amor, a amizade, a união e o companheirismo. Desenhado para representar os enamorados pelos sentimentos, gestos e emoções, pelas artes, pela cultura, celebrando a vida diante de uma paisagem exuberante.
No coração do parque, a aldeia histórica contempla antigas construções históricas que em sua maioria, foram construídas na técnica enxaimel. Estas, foram removidas de diversas localidades do interior da cidade e reconstruídas neste belo espaço, como forma de retratar uma típica comunidade alemã dos anos de 1870 e 1910.
Na aldeia encontram-se edificações como: a Capela do Imigrante de 1875, a Caixa Rural de 1902, a Ferraria de 1903, a Primeira Escola da Comunidade, o Museu Histórico Municipal, entre outras instalações. É dado destaque ainda, para o Memorial da Arquitetura Germânica, um espaço que abriga réplicas em miniatura de casas e construções diversas que retratam a arquitetura alemã na região da Rota Romântica.
Neste espaço da Aldeia Histórica, contamos com uma monitoria diária, a fim de esclarecer eventuais dúvidas sobre a rica história dos nossos antepassados.
A Capela do Imigrante pode ser locada para realização de cerimonias (casamentos, missa de formatura, etc). Orçamentos podem ser solicitados pelo e-mail parques@urbanes.com.br
O Passeio de Pedalinhos é uma das atrações mais procuradas pelas famílias e pelos casais. É um atrativo pago a parte (que não está incluso no valor do ingresso).
O valor é cobrado por pessoa: R$ 10,00 (ticket geral); R$ 5,00 (crianças de 5 à 09 anos); Isento até 04 anos. O passeio é realizado diariamente das 10 horas às 16 horas, exceto em dias de chuva e de muita neblina. Tem duração de 20min e é obrigatório o uso de colete Salva Vidas.
Na Aldeia Bávara, estão localizados o Biergarten Aldeia e o Restaurante Tannenwald.
Biergarten Aldeia, quiosque de cerveja, aqui denominado “Jardim da Cerveja”, está aberto de quinta à terça das 9 às 17h (Quartas-feiras fechado) e serve petiscos, lanches e pratos da culinária alemã; além de chopp e cervejas artesanais da marca TRIBERG: a cerveja do parque. Para maiores informações: aldeiabiergarten@gmail.com
Devido a pandemia, por hora o Restaurante Tannenwald, encontra-se fechado temporariamente.
Já na Aldeia Histórica, o visitante pode saborear as delícias encontradas na “Casa das Cucas” (anexa ao antigo prédio histórico “Salão de Baile/Armazém”): as tradicionais cucas caseiras, waffles, o famoso Apffelstrudel, dentre outras receitas alemãs.
Além disso, o Parque Aldeia do Imigrante conta com ciclovia e transporte em carros elétricos, além da opção de fotos personalizadas com caracterização.
Você pode encontrar mais informações pelo site Aldeia do Imigrante, sobre localização e restrições da pandemia.
Enviar mensagem no WhatsApp
2 Comments
[…] O Parque Aldeia do Imigrante é o atrativo turístico de maior destaque de Nova Petrópolis. Localizado na Serra Gaúcha, o parque foi inaugurado oficialmente em 12 de janeiro de 1985 com a missão de resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães que colonizaram esta região. Composto por duas Aldeias, o Parque conta com uma completa infraestrutura para atender bem a todos os visitantes que buscam conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica alemã até as construções enxaimel tradicionais da época. E o melhor: tudo isso em meio a uma natureza exuberante. […]
[…] Parque Aldeia do Imigrante Compartilhar0 […]