fbpx

UFSM reabre hoje o acesso pela Estrada de Pains

A partir de hoje, a entrada alternativa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pela Estrada Municipal Silvio Schirmer, no distrito de Pains, será reaberta. O acesso estará funcionando das 7h às 19h, nesta que será uma importante rota alternativa para os dias de mais movimento na RSC-287 (Faixa Nova).

As regras para acessar o campus pela via secundária são as mesmas para o acesso pela Avenida Roraima: será preciso identificação, motivo da entrada na UFSM, além do uso obrigatório de máscara nas dependências da instituição.

A obra era aguardada há 9 anos. No vestibular de 2011 da UFSM, esse trecho recebeu as primeiras melhorias para virar acesso alternativo ao campus, após um episódio de congestionamento na Faixa Nova que fez com que muitos vestibulandos perdessem as provas.

A obra começou em 2014, mas só teve trabalhos iniciais na época. O asfaltamento é prometido desde 2016, ainda pela gestão do então prefeito Cezar Schirmer, quando foi firmada uma parceria entre a prefeitura, a UFSM e a Urbanes Empreendimentos – a universidade e a empresa haviam cumprido com suas partes do acordo, já a prefeitura acabou não repassando todo o asfalto, e só um trecho foi pavimentado em 2016, restando outra parte só com brita.

No futuro, a recuperação se integrará à perimetral que vai ligar a Estrada de Pains até a BR-392, próximo à Estância do Minuano. A via terá seis quilômetros de extensão, com oito trevos, e vai custar R$ 43 milhões. Não há prazo para o início das obras, que precisam, ainda, passar por licitação. Parte delas será bancada com R$ 25 milhões repassados pela Corsan ao município, conforme contrato da estatal com Santa Maria. (Colaborou Janaína Wille)

Notícia do Diário de Santa Maria 08/01/2021: https://diariosm.com.br/