fbpx

Quanto tempo você passa no trânsito?

Quanto tempo você passa no trânsito?

Fim de expediente, você está no carro dirigindo para casa e ouvindo rádio parado no trânsito. As buzinas ecoam de outros veículo e quando os carros recomeçam a andar, o motorista da pista do lado se atravessa na sua frente. O que era para ser um percurso tranquilo até em casa, acaba virando um trajeto estressante.

Essa é uma cena comum no dia a dia de muitas pessoas que perdem muito tempo se deslocando de um lugar para outro. Mas você já parou para se perguntar quanto tempo passa no carro indo para o trabalho, por exemplo? E o que isso pode significar na sua vida?

Segundo uma matéria da BBC Brasil, Bogotá é a cidade com o pior trânsito na América Latina. Na capital Colombiana os motoristas chegam a passar 272 horas no trânsito, o que corresponde a 11 dias por ano. Já no Brasil, o tempo médio de deslocamento diário em São Paulo é de 2h43.

Todo esse tempo preso em um congestionamento pode afetar a saúde e a qualidade de vida. Isso porque esse caos do trânsito geram doenças respiratórias, como sinusite, bronquite, rinite alérgica, asma e enfisema pulmonar, além de agravar doenças cardíacas, como arritmias e infarto e elevar o estresse e a queda de cabelos.

Além de todas as complicações acima, o alto nível de estresse pode desenvolver outras patologias como hipertensão, úlcera, constipação, diabetes, dermatite e até afetar o sistema reprodutivo. O tempo perdido no trânsito influencia ainda no equilíbrio emocional, acentuando quadros de ansiedade.

Então como evitar tudo isso?

A prática de atividades que te fazem bem, como ler, escutar música, sair com os amigos, pode ajudar. Ademais, praticar atividades físicas e evitar sair em horários de muito movimento também são eficientes.

Porém, se você quer melhorar a qualidade de vida e garantir mais conforto para a família, morar perto do trabalho é a melhor opção. Dessa forma você não passa um longo período no carro, e pode aproveitar mais o tempo com a família.

Se além de todos esse benefícios, você quer morar com conforto, segurança e qualidade, a opção perfeita são os condomínios fechados, que já são uma tendência mundial. Isso pode ficar ainda melhor, se for um empreendimento completo, repleto de áreas verdes e comprometido com o meio ambiente. Santa Maria já tem o seu, o único Eco Village do município, Cidade Universitária. Há poucos minutos da Universidade Federal de Santa Maria, ele ainda traz inúmeras opções de lazer. Aproveite e venha conhecer!

Gostou da matéria ou tem alguma sugestão de conteúdo? Deixe o seu comentário aqui embaixo, vamos adorar receber.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0