fbpx

Como higienizar seu lar de forma ecológica

Como higienizar seu lar de forma ecológica

Limpar a casa faz parte do dia-a-dia de todos, mas você já pensou em substituir os  produtos de limpeza adquiridos no mercado por produtos naturais?

Artigos de higienização doméstica não são prejudiciais somente para a saúde, mas para o meio ambiente também. Isso acontece devido a química que esses produtos apresentam em sua fórmula. 

No post de hoje a gente traz algumas opções econômicas e naturais, que normalmente se tem em casa. Confira as dicas!

Bicarbonato de sódio

Talvez o mais versátil item dessa lista, o bicarbonato resolve quase todos os problemas de limpeza. Pode ser usado seco ou misturado com outros ingredientes, e age como abrasivo, desinfetante, neutralizador de odores e removedor de manchas. Além disso, o bicarbonato restringe a proliferação de bactérias no ambiente. 

Para quem tem animais de estimação, uma ótima dica para tirar machas e odor de urina de colchões e afins. Absorva o excesso do líquido com um papel absorvente e misture o bicarbonato com água e vinagre. Essa mistura formará uma pasta, a ser aplicada sobre a mancha, deixe agir por um tempo e depois retire com um pano úmido. Seu colchão ficará como novo.

Vinagre

Comum nas residências para o uso culinário, o vinagre é bactericida e auxilia muito na limpeza. O vinagre misturado com água age como desengordurante, removedor de manchas e como citado anteriormente, como eliminador de odores. Ele ainda ajuda na limpeza de vidros, azulejos, vaso sanitário e a dar brilho aos talheres.

Sal

Um dos condimentos mais comuns na cozinha, o sal pode ser um grande aliado na limpeza. Se combinado com vinagre ou suco de limão é um ótimo higienizador de peças de inox e bronze. Além disso, é muito eficiente como removedor de odores de sapatos.

Limão 

O limão é ótimo para dar mais sabor às refeições. E adivinhem? Também é muito útil na limpeza. Eficaz para tirar manchas de tecidos e de madeiras, ele ainda age na eliminação de sujeiras e como desengordurante.

Essas são algumas opções de produtos para limpeza domésticas, entretanto há muitas receitinhas caseiras para uma limpeza ecológica. Abuse da criatividade e tire um tempo para produzir seus produtos, é fácil, saudável e sustentável.

Se você quer ser ecologicamente responsável e não só em relação aos produtos de limpeza, mas com moradia também. Conheça o condomínio mais ecológico de Santa Maria, o Cidade Universitária, e viva mais perto da natureza você também.