fbpx

Chimarrão é afeto, cultura e tradição

Chimarrão é afeto, cultura e tradição

Vir ao Rio Grande do Sul e não provar o chimarrão, é como ir a Salvador e não comer acarajé. Bebida símbolo dos gaúchos, o mate é mais que isso, representa cultura, hospitalidade e amizade. Além disso, ele carrega toda uma história por trás da cuia, da bomba, da água quente e da erva. 

Origem

O chimarrão nasceu com os índios Guaranis, que consumiam a erva-mate de forma semelhante com a que fazemos hoje. No entanto, quando os padres jesuítas chegaram ao Brasil, eles tentaram barrar o uso da erva-mate, por considerá-la “erva do diabo”. Por fim, eles acabaram cedendo e aceitando o consumo, já que a bebida aumentava a produtividade deles no trabalho.

Mas não foi só no sul do Brasil que a bebida se popularizou. O chimarrão também é apreciado nos países vizinhos, como Uruguai, Paraguai e Argentina. Sendo assim, é comum encontrar pessoas passeando com suas garrafas térmicas e o mate.

Cultura entre gerações

A roda de chimarrão é quase um ritual gaúcho e aproxima as pessoas e apesar do gosto amargo, a bebida carregas outros significados. O simples ato de compartilhar a bebida é uma maneira de manter vivo o afeto entre a família e os amigos. E se engana quem pensa que as pessoas se reúnem só em casa para tomar mate. O kit chimarrão é grande companheiro nos passeios de domingo a tarde ou em uma caminhada no shopping.

Tomar chimarrão é um hábito que transpassa as gerações e que, direta ou indiretamente, passa a cultura gaúcha. E mesmos os mais resistentes visitantes ou novos moradores do sul do país, acabam se entregando aos encantos do mate-amargo. Inclusive, tem alguns gaúchos que se dedicam a converter essas pessoas que chegam em apreciadores do chimarrão.

Não importa se o seu mate é amargo, doce, com chá ou se você vai compartilhar com mais alguém, o mate sempre vai acompanhar os gaúchos e quem já viveu  no sul, por onde for. 

Gostou do post ou quer sugerir algum conteúdo? Deixa seu comentário aqui embaixo, vamos adorar receber.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0